A importância do brinquedo no desenvolvimento da criança - Papai Educa

compartilhando a

paternidade ativa

Leandro Nigre

LEANDRO NIGRE

Pai do Joões, em seu plural consagrado, João Guilherme e João Rafael, esposo da Dayane, jornalista, palestrante, articulista sobre paternidade, especialista em Mídias Digitais, editor-chefe de jornal impresso, em Presidente Prudente.

saiba mais »

MIDIA KIT

2021

baixar midia kit »

A importância do brinquedo no desenvolvimento da criança

Fundamentais, os brinquedos auxiliam no desenvolvimento cognitivo e motor dos pequenos

01 de Setembro de 2022
0 comentários

Importantes aliados no processo de aprendizagem das crianças, os brinquedos desenvolvem elementos fundamentais para a evolução motora e cognitiva. Mais do que isso, o brincar assume também uma importância muito grande no aprendizado e socialização dos pequenos.

Foto: Divulgação

Segundo Ana Paula Yazbeck, especialista em educação infantil e diretora pedagógica do espaço ekoa - escola de São Paulo - os brinquedos são muito importantes, pois auxiliam as crianças na construção de suas narrativas enquanto brincam. “Os brinquedos são importantes, pois auxiliam as crianças na construção de suas narrativas enquanto brincam. Existem diferentes tipos de brinquedos. Os que são temáticos, que podem ser mais restritivos e possuem uma única função. Mas também têm brinquedos que são mais abertos, considerados de largo alcance".

E complementa: "Em geral, esses brinquedos são de montar e de construção, por exemplo. Mas, mesmo os brinquedos temáticos, eles são muito interessantes para que as crianças possam ali representar papéis. A brincadeira, entre outras tantas qualidades que ela tem, torna presente o que está ausente e faz com que a criança vivencie situações de se colocar em outros papéis, que não são usuais. Uma criança pode, por exemplo, durante a brincadeira, exercer o papel de professora, de mãe, de autoridade. Então, os brinquedos ajudam nessa construção de narrativa e trazem um repertório mais ampliado para brincadeira. Eles possuem essa característica de enriquecimento e de repertório do universo lúdico.”, afirma.

Ainda que muito importantes, somente uma parcela pequena das crianças brasileiras possuem acesso aos brinquedos e suas inúmeras possibilidades de aprendizagem. Segundo o The NPD Group, multinacional de inteligência de mercado, enquanto em países como os Estados Unidos, crianças ganham em média 40 brinquedos a cada ano, no Brasil a quantidade média são apenas dois.

O monitoramento contínuo das vendas do varejo realizado pela companhia, comprova que o volume de vendas de brinquedos no Brasil se concentra em datas comemorativas como o Dia das Crianças, Aniversário e Natal. Já nos países desenvolvidos como os Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, a compra de brinquedos faz parte do cotidiano das famílias.

De acordo com dados do The NPD Group, foram vendidas mais de 65 milhões de unidades de brinquedos no Brasil em 2021, um aumento de 11% em relação ao ano de 2020. O maior volume de vendas se concentra nas regiões Sudeste e Nordeste. Os principais brinquedos vendidos no país são as bonecas, os brinquedos infantis e também os pré-escolares.

Ainda segundo a companhia, o valor médio dos brinquedos no Brasil é de USD 12, enquanto nos demais países do mundo o preço médio é de USD 15. Porém, considerando o PIB Per Capita anual no Brasil de USD 7.000, o poder de compra do brasileiro é menor do que em outros países, como os EUA onde a renda é de cerca de USD 60.000 ao ano.

Alguns brinquedos se destacam e são bastante importantes no desenvolvimento cognitivo das crianças, como os tapetes de atividades, móbiles para bebês, massinhas, quebra-cabeças, blocos de montar, bicicletas, patins, patinetes, jogos de tabuleiros, jogos esportivos, brinquedos robóticos e interativos.

É essencial que as famílias saibam a importância do brincar e dos brinquedos adequados para cada idade para que possam estimular da melhor maneira o desenvolvimento dos pequenos.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O comentário é de responsabilidade exclusiva de seu autor e não representa a opinião deste site. Após avaliação, ele será publicado. Seu email será preservado.

MAIS 0 COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para este artigo.

© 2016 Papai Educa. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido Prudente Empresas

Assine o blog

Inscreva-se e receba atualizações
do nosso conteudo no seu email.