Dia de Aprender Brincando inspira aprendizagem. Participe! - Papai Educa

compartilhando a

paternidade ativa

Leandro Nigre

LEANDRO NIGRE

Pai do Joões, em seu plural consagrado, João Guilherme e João Rafael, esposo da Dayane, jornalista, palestrante, articulista sobre paternidade, especialista em Mídias Digitais, editor-chefe de jornal impresso, em Presidente Prudente.

saiba mais »

MIDIA KIT

2021

baixar midia kit »

Dia de Aprender Brincando inspira aprendizagem. Participe!

Terceira edição do movimento global celebra as brincadeiras fora da sala de aula e ocorre no dia 17 de maio

09 de Maio de 2018
4 comentários

Em todas as culturas, o livre brincar sempre foi uma atividade natural da infância. Nos últimos anos, a presença maior da tecnologia e mudanças culturais e sociais afetaram consideravelmente o modo como as crianças vivem essa fase. Para que o brincar se mantenha presente, desde 2015, acontece a iniciativa global "Dia de Aprender Brincando". A data celebra e inspira o aprendizado e as brincadeiras ao ar livre envolvendo pais, alunos e professores. Promovida pela terceira vez no Brasil por OMO, com suporte da Cidade Escola Aprendiz, a data incentiva a prática de brincadeiras e outras atividades externas durante o período de aula. Este ano, a data escolhida é 17 de maio.

Fotos: Site Dia de Aprender Brincando

Para o pediatra Daniel Becker, criador da "Pediatria Integral", brincar ao ar livre pode gerar mais inteligência, criatividade e bom humor nos pequenos. "Evidências apontam que brincar livremente desenvolve nas crianças habilidades fundamentais para vida adulta, em todos os níveis: físico, cognitivo, emocional e social. Brincando a criança vai desenvolver melhor seu corpo, cultivar a imaginação e a capacidade de solucionar problemas e conviver em grupo. E vai ser mais feliz, simplesmente". Ele ressalta ainda que "a redução do tempo dedicado ao brincar, tão em voga nos dias de hoje, pode gerar impactos negativos muito importantes no indivíduo quando adulto, e, portanto, para a sociedade como um todo".

Raiana Ribeiro, gestora do Programa Cidades Educadoras, da Associação Cidade Escola Aprendiz, lembra ainda da importância do brincar e aprender ao ar livre para a criação de territórios democráticos, inclusivos e que exerçam um papel educador na vida dos sujeitos. "Brincar é uma das formas pelas quais a criança assimila e compreende o mundo. Logo, vivenciar os potenciais educativos da cidade por meio destas práticas é reconhecer e defender uma educação que não se restringe às salas de aula, mas que se dá em todos os espaços e ininterruptamente ao longo da vida", diz.

Em 2016, mais de 18 mil crianças de 136 escolas brasileiras participaram do Dia de Aprender Brincando. No ano seguinte, 1.100 escolas no País estiveram engajadas, somando 165 mil crianças dedicadas a brincadeiras. Este ano a meta é engajar ainda mais crianças e com foco no tema da sustentabilidade e reciclagem do plástico.

"Acreditamos no potencial do Dia de Aprender Brincando não só para as crianças, mas também para pais e educadores se conscientizarem da importância de permitir e estimular seus filhos e alunos a entrar em contato com a natureza, se sujar, experimentar e se desenvolver de forma saudável. São esses momentos que marcam a infância e os relacionamentos", afirma Giovanna Gomes, diretora de marketing de Omo Brasil.

Pais e escolas podem se inscrever e ter mais informações pelo site, onde também é possível pesquisar mais sobre a iniciativa, além de ter acesso a diversas sugestões de atividades, esse ano com foco em reciclagem do plástico, para fazer com as crianças ao ar livre não apenas neste dia, mas o ano todo. Instituições de ensino de todo o país já estão sendo mobilizadas.

O déficit do brincar
Aprender brincando

Estudo com mais de 12 mil pais e crianças em 10 países, incluindo o Brasil, mostra que as crianças de hoje têm cada vez menos tempo para brincar em espaços abertos. O levantamento foi conduzido pela Edelman Intelligence, em 2016, e revelou que quase dois terços (64%) dos pais acreditam que seus filhos têm menos oportunidades de brincar do que eles quando eram crianças. Além disso, os pais consideram que mais da metade dascrianças (56%) gastam apenas uma hora ou menos por dia brincando ao ar livre. Quase uma em cada dez crianças (8%) nunca brinca ao ar livre. Enquanto estudos sugerem que as crianças precisam de 3 a 4 horas de brincadeiras não estruturadas e ativas a cada dia para atingir a estimulação adequada dos sistemas sensoriais vestibular, proprioceptivo e tátil (National Association for Sport and Physical Education, 2002). (Com Assessoria de Imprensa)

O Papai Educa já apoiou a iniciativa no ano anterior. Leia mais.

Importante brincar, não?

Brinquedos inspiram as profissões dos pais

Crianças x TV: o risco ao desenvolvimento

A importância da brincadeira para educação das crianças

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O comentário é de responsabilidade exclusiva de seu autor e não representa a opinião deste site. Após avaliação, ele será publicado. Seu email será preservado.

MAIS 4 COMENTÁRIOS

Juliana

10 de Maio de 2018

Brincar é fundamental. E projetos assim, que incentiva o brincar é bom demais. Adorei. Obrigada por compartilhar. Abraços. Ju

Tatiana

10 de Maio de 2018

Que bacana apoiar essa iniciativa. Eu não conhecia, mas adorei! Obrigada por tornar essa informação acessível.

Talita Rodrigues Nunes

10 de Maio de 2018

Tenho acompanhado essa iniciativa desde o começo e gosto muito da filosofia por trás do evento. Vale a pena lembrar dessa importância sempre!

Leandro Nigre

Compartilhando a paternidade ativa

Sempre!

Rafael

09 de Maio de 2018

Amo demais esses projetos. Agora em maio tem também a Semana Mundial do Brincar, que começa dia 20 :D

Leandro Nigre

Compartilhando a paternidade ativa

Que oportunidade para conscientizar com estas datas!

© 2016 Papai Educa. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido Prudente Empresas

Assine o blog

Inscreva-se e receba atualizações
do nosso conteudo no seu email.