Fidget Spinner, a nova moda das crianças e adolescentes - Papai Educa

compartilhando a

paternidade ativa

Leandro Nigre

LEANDRO NIGRE

Pai do Joões, em seu plural consagrado, João Guilherme e João Rafael, esposo da Dayane, jornalista, palestrante, articulista sobre paternidade, especialista em Mídias Digitais, editor-chefe de jornal impresso, em Presidente Prudente.

saiba mais »

MIDIA KIT

2021

baixar midia kit »

Fidget Spinner, a nova moda das crianças e adolescentes

Além de divertir, segundo fonoaudióloga, brinquedo ajuda a controlar ansiedade e déficit de atenção

08 de Junho de 2017
0 comentários

Todos nós costumamos ficar impacientes ou ansiosos. Esta inquietação, muitas vezes, se traduz em ações ou comportamentos repetitivos. Alguns roem unhas, outros balançam os pés, mexem nos cabelos ou giram uma caneta entre os dedos. Este é o motivo que levou os Fidget Spinners a se transformarem no brinquedo da moda, nos Estados Unidos e agora no Brasil. Crianças e adultos estão fascinados por esta estranha mania de um brinquedo que só gira, gira e gira.

Foto: Divulgação

Embora não haja muita tecnologia por trás do Fidget, nos Estados Unidos, ele ganhou fama por ajudar pessoas que têm dificuldade de concentração ou são muito inquietas e aliviarem os sintomas de estresse, autismo, do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que é uma desordem neurobiológica que geralmente se desenvolve na infância e tende a acompanhar o individuo durante toda a sua vida. Só que aconteceu algo inesperado: o Spinner viralizou, tomou conta da internet e agora tem muita gente fã do brinquedinho, que foi criado por uma mãe americana, há 20 anos, que o desenhou para entreter a filha que tinha um problema neurológico.

Tudo o que o Fidget Spinner faz é girar e girar, fica girando eternamente. Trata-se de um plástico, normalmente ABS, de três pontas, com rolamentos de cerâmica e um círculo giratório no centro. Basta agarrar nesse círculo, rodar e a velocidade alcançada é incrível oferecendo uma agradável sensação. Você consegue segurar com dois dedos ou só com um e há vários tamanhos, várias cores, alguns até brilham no escuro criando diversos efeitos. 

Benefícios do produto
Parece até que não tem muita utilidade. Mas não é bem assim. Segundo a fonoaudióloga Raquel Luzardo, especialista em linguagem, atendimento infantil, orientadora familiar e consultora escolar, o brinquedo promove os seguintes benefícios:

Ajuda a diminuir a ansiedade;

Instrumento antiestresse;

Ajuda a manter as mãos ocupadas sem fazer barulhos;

Auxilia a combater hábitos ruins como: roer unhas, chupar o dedo;

Distrair as mãos com alguma coisa;

Pernas que tremem;

Melhora a concentração;

Melhora a coordenação motora fina;

E diversos outros tipos de problemas de dificuldades de atenção.

Os fidgets spinners seriam capazes de aliviar os sintomas de estresse em crianças com autismo e TDAH?

Segundo a fonoaudióloga Raquel Luzardo, sim. No entanto, ela explica que o brinquedo não serve para tratar os sintomas, mas pode ser usado como recurso terapêutico. "Algumas crianças autistas gostam de objetos que giram e tem questões sensoriais a serem trabalhadas, dessa forma se interessam pelo brinquedo pois, além de girar, ele oferece estímulos sensoriais auditivos pois faz um barulhinho quando em movimento e vibra na mão, causando uma sensação tátil agradável. Já as crianças com TDAH se beneficiam do brinquedo pois ele favorece a coordenação e a manutenção do foco atencional”, diz.

Cuidado com os pequenos
A brincadeira é ficar girando e girando o objeto enquanto o tempo passa. Mas, para os pequenos, a peça colorida seria uma atração particular. É preciso cuidado e acompanhar o uso para que não coloquem na boca, podendo causar sufocamento. Não é recomendado para menores de 4 anos. 
O certo é que é muito divertido, até porque dá para experimentar vários truques e atingir diferentes níveis de maestria. Um brinquedo simples e criado por uma boa causa e que está literalmente a conquistar o mundo.

(Com Assessoria de Imprensa)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O comentário é de responsabilidade exclusiva de seu autor e não representa a opinião deste site. Após avaliação, ele será publicado. Seu email será preservado.

MAIS 0 COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para este artigo.

© 2016 Papai Educa. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido Prudente Empresas

Assine o blog

Inscreva-se e receba atualizações
do nosso conteudo no seu email.