Pais e educadores são convidados a se mobilizar no Dia de Aprender Brincando - Papai Educa

compartilhando a

paternidade ativa

Leandro Nigre

LEANDRO NIGRE

Pai do Joões, em seu plural consagrado, João Guilherme e João Rafael, esposo da Dayane, jornalista, palestrante, articulista sobre paternidade, especialista em Mídias Digitais, editor-chefe de jornal impresso, em Presidente Prudente.

saiba mais »

Pais e educadores são convidados a se mobilizar no Dia de Aprender Brincando

Iniciativa global ocorre neste dia 18 de maio e incentiva a prática de brincadeiras e outras atividades externas durante o período de aula

16 de Maio de 2017
7 comentários

Estudo com mais de 12 mil pais e crianças em 10 países, incluindo o Brasil, mostra que os pequenos de hoje em dia têm cada vez menos tempo para brincar em espaços abertos. O levantamento foi conduzido pela Edelman Intelligence, entre 2016 e 2017, e revelou que 88% dos pais ao redor do mundo acreditam que hoje em dia os filhos brincam muito menos ao ar livre do que eles em sua infância – no Brasil, esse número sobe para 91%. Por outro lado, 9% das crianças (6% no Brasil) afirmaram que não brincam em espaços abertos em seu dia-a-dia.

Foto: Divulgação

Para chamar a atenção sobre essa tendência que vem sendo observada ao redor do mundo, no dia 18 de maio acontece a iniciativa global “Dia de Aprender Brincando”, envolvendo pais, alunos e professores.  Promovida pela segunda vez no Brasil pela Cidade Escola Aprendiz, com o apoio de OMO, a data incentiva a prática de brincadeiras e outras atividades externas durante o período de aula. Em 2016, mais de 18 mil crianças de 138 escolas brasileiras participaram da ação.

Priscila Cruz, presidente executiva do Todos Pela Educação, avalia que “brincar é a estratégia de desenvolvimento das habilidades cognitivas e sócio-emocionais que acompanhou a evolução do ser humano e outras espécies. Consequentemente, a redução do tempo do brincar, principalmente entre as crianças menores, tem impacto negativo na sua aprendizagem escolar e na aquisição de competências que vão ajudá-las a navegar no mundo complexo do século 21.”. Ela ressalta que “é preocupante o tempo que crianças passam em frente às telas ou atividades comandadas pelos adultos, deixando de ter tempo para brincar e desenvolver habilidades importantes para a vida”.

Outro dado que chama a atenção no levantamento é o fato de que 93% dos pais também acreditam que, sem o brincar, as crianças não adquirem uma educação completa – 92% no Brasil. O brincar é reconhecido por eles como um fator crítico para o desenvolvimento infantil, com a clara maioria deles (98%) concordando que esta é uma forma para que seus filhos aprendam habilidades para a vida.

Raiana Ribeiro, jornalista e gestora do Programa Cidades Educadoras, da Cidade Escola Aprendiz, reforça a importância do brincar como forma de expressão para as crianças. “Uma Cidade Educadora reconhece nas crianças, em suas múltiplas formas de expressão e linguagem – e brincar é a forma como a criança melhor se expressa -, um importante agente de transformação dessa cidade. Brincar ao ar livre possibilita que as crianças interajam com diferentes linguagens e recursos e que possam, sozinhas ou em grupo, imaginar, investigar e explorar o mundo que as cerca.”

Pais e escolas podem ter mais informações e se inscrever para a iniciativa pelo site www.diadeaprenderbrincando.org.br, onde também é possível pesquisar mais sobre a iniciativa, além de ter acesso a diversas sugestões de atividades para fazer com as crianças ao ar livre não apenas neste dia, mas o ano todo. Instituições de ensino de todo o país já estão sendo mobilizadas.

SOBRE A INICIATIVA “SE SUJAR FAZ BEM”

“Se Sujar Faz Bem” é uma causa promovida por OMO, marca líder no mercado brasileiro de detergentes pós e líquidos da Unilever, com uma filosofia única na categoria de lavanderia. Acreditamos que se sujar faz bem: as crianças precisam de brincadeiras que lhes permitam explorar e experimentar em abundância, sair e se sujar, porque são essenciais para que descubram, aprendam e se desenvolvam de forma saudável. Em parceria com pais, educadores e especialistas em desenvolvimento infantil, estamos investigando as melhores maneiras de estimular as crianças a brincar, explorar e se sujar todos os dias, para que possam descobrir, aprender e se desenvolver em todo o seu potencial. O Conselho Consultivo “Se Sujar Faz Bem” é um grupo de especialistas que aconselha a causa “Se Sujar Faz Bem”. Globalmente, inclui Sir Ken Robinson, Dr Stuart Brown e representantes dos parceiros OMO. No Brasil, OMO conta com a consultoria da especialista Priscila Cruz.

SOBRE A CIDADE ESCOLA APRENDIZ

Criada em 1997 em São Paulo é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) com sede na cidade e filial no Rio de Janeiro. Em seus 19 anos de existência busca desenvolver ações que garantam a todos os cidadãos, enquanto sujeitos de direitos, em especial as suas crianças e jovens, oportunidades de aprendizagem, expressão e participação ativa na sociedade em condições de igualdade e ao longo da vida. (www.cidadeescolaaprendiz.org.br/)

(Com Assessoria de Imprensa) 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O comentário é de responsabilidade exclusiva de seu autor e não representa a opinião deste site. Após avaliação, ele será publicado. Seu email será preservado.

MAIS 7 COMENTÁRIOS

Michele Gobbato

19 de Maio de 2017

Achei essa iniciativa maravilhosa, pois o brincar na infância eu acho essência e infelizmente vemos cada vez mais isso em algumas escolas e até mesmo em casas deixado de lado. Michele Gobbato

Rafael

17 de Maio de 2017

Muito legal essa iniciativa e muito preocupante os dados :/

Regina

17 de Maio de 2017

Adorei, vou lá conferir e passar este link para a escola da minha pequena.

ADRIANO

17 de Maio de 2017

Não conhecia esta iniciativa, muito bacana! Brincar é tudo de bom mesmo!!

Victor Hugo

17 de Maio de 2017

Po, isso é muito legal. Vou me preparar para o ano que vem. Vai ter post da repercussão do dia desse ano?

MARCOS ROMEU

17 de Maio de 2017

Uma excelente oportunidade dos pais aproveitarem o dia e ensinarem os filhos um pouco das brincadeiras que tínhamos no passado.

Tata Nigre

17 de Maio de 2017

Acho excelente brincar com as crianças,os pais e educadores devem ensinar pros seus filhos e alunos p que se brincavam uns com os outros sem computador, celular etc.. São brincadeiras saudáveis e se divertem muito

© 2016 Papai Educa. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido Prudente Empresas

Assine o blog

Inscreva-se e receba atualizações
do nosso conteudo no seu email.