Autoaceitação na adolescência é enfoque de livro - Papai Educa

compartilhando a

paternidade ativa

Leandro Nigre

LEANDRO NIGRE

Pai do Joões, em seu plural consagrado, João Guilherme e João Rafael, esposo da Dayane, jornalista, palestrante, articulista sobre paternidade, especialista em Mídias Digitais, editor-chefe de jornal impresso, em Presidente Prudente.

saiba mais »

Autoaceitação na adolescência é enfoque de livro

A instabilidade emocional pela qual passa o jovem para chegar à vida adulta traz reflexões para todas as idades

27 de Junho de 2017
0 comentários

Anna Claudia Ramos é a autora de “De metamorfoses e de sonhos”, lançamento da Editora do Brasil. A obra aborda as transformações e questionamentos que muitos jovens atravessam durante a adolescência. O período é normalmente marcado pela insegurança de meninos e meninas, em processo de transição de crianças para adolescentes e adultos. As mudanças são inúmeras e velozes, sejam elas em relação aos aspectos físicos, hormonais e corporais, quanto também no comportamento social. No enredo, o protagonista Igor, dedicado aos livros, ao cinema e à busca pelo conhecimento, é estimulado a mudanças por uma de suas obras preferidas, “Metamorfose”, de Franz Kafka.

Igor decide que precisa mudar coisas em sua vida, mas despreza o resultado dramático sofrido pelo personagem Gregório Samsa. Ao ser rotulado como gordinho fofo e inteligente, opta por focar-se em único objetivo: emagrecer 30 quilos para conquistar uma namorada. “O livro foi inspirado em um episódio que aconteceu em minha família há dez anos. Esperei ter distanciamento, ver meu filho crescer e se tornar adulto para poder criar uma história baseada no fato dele ter emagrecido muito aos 16 anos”, revela Anna Claudia Ramos. “Claro que é uma história totalmente fictícia, mas temperada com muita coisa que vivi com meus filhos e observei nos jovens com quem convivi e convivo, em minhas andanças literárias”, completa.

Com muita determinação, Igor se afasta gradualmente dos estudos para atingir sua meta, que agora é correr, malhar, fazer spinning e fechar a boca. A metamorfose do protagonista é uma busca para descobrir o seu verdadeiro eu, ou o ideal de felicidade que ele acredita ser o melhor para si mesmo. “Será que está certo falar que a gente se auto venceu?”, questiona o protagonista ao alcançar seu objetivo.

“Acredito que a melhor maneira de cuidarmos de nós, é cuidando do nosso lado interior, harmonia entre mente, corpo e alma, sabe? Porque cuidar só do corpo é muito pouco. Precisamos ser saudáveis, claro!, mas precisamos estar bem emocionalmente, senão não resistimos aos embates da vida”, explica a autora.

O livro mostra que toda essa batalha por um novo estilo de vida ainda não parece trazer a felicidade que Igor tanto buscou nos últimos quatro meses. Ele começa a perceber que essa trajetória de um extremo a outro havia feito com que ele deixasse de lado muitas das coisas que gostava. As reflexões da autora também baseiam-se no livro “Damien” e no filme “Sétimo Selo”, de Ingmar Bergman. “Reli “Metamorfose”, do Kafka, e assisti novamente “O Sétimo Selo”, do Bergman, para enriquecer ainda mais o conteúdo da história”, esclarece a escritora.

As experiências concluem que Igor ainda precisava encontrar um equilíbrio nas coisas para encontrar o seu verdadeiro eu, que todas as escolhas que faz em sua vida trazem consequências e que a busca por não querer ser rotulado somente mudou a maneira como os outros o rotulavam.

Para encarar e vencer tais situações, como a enfrentada pelo protagonista, Anna Claudia aponta a necessidade de sempre ter um diálogo aberto, sem rodeios ou tabus, com os filhos. “É preciso educar para os sentimentos, educar para o respeito, educar no sentido mais amplo da palavra. O bullying acontece porque as pessoas se acham melhores do que outras, enquanto não educarmos os sentimentos ainda viveremos muitas situações de bullying. Não basta formar crianças e jovens para tirarem notas boas, é preciso formar seres humanos melhores, que saibam respeitar o outro”, acredita a educadora.

Sobre a autora:

Anna Claudia Ramos é escritora, professora de oficinas literárias, graduada em Letras, pela PUC-Rio, e mestre em Ciência da Literatura pela UFRJ. Viaja mundo afora apresentando palestras e oficinas sobre sua experiência com leitura, bibliotecas comunitárias e escolares e como escritora e especialista em literatura infantil e juvenil. Por dez anos, foi professora de LIJ em bibliotecas escolares. É idealizadora e responsável pela produção de conteúdo do Manual Flipinha, em parceria com Verônica Lessa. Foi curadora e mediadora do programa Leitura em Debate: a Literatura Infantil e Juvenil, da FBN. Participa de diversos projetos literários e de incentivo à leitura e das mais importantes feiras de livro do Brasil e do Exterior. “De Metamorfoses e de Sonhos” é seu primeiro livro publicado na Editora do Brasil.

FICHA TÉCNICA

Autora: Anna Claudia Ramos

Editora: do Brasil

Ilustração: Suryara Bernardi

Páginas: 128

Preço sugerido: R$ 50,90

www.editoradobrasil.com.br

(Com Assessoria de Imprensa)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O comentário é de responsabilidade exclusiva de seu autor e não representa a opinião deste site. Após avaliação, ele será publicado. Seu email será preservado.

MAIS 0 COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para este artigo.

© 2016 Papai Educa. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido Prudente Empresas

Assine o blog

Inscreva-se e receba atualizações
do nosso conteudo no seu email.