Planejamento colabora com rotina familiar - Papai Educa

compartilhando a

paternidade ativa

Leandro Nigre

LEANDRO NIGRE

Pai do Joões, em seu plural consagrado, João Guilherme e João Rafael, esposo da Dayane, jornalista, palestrante, articulista sobre paternidade, especialista em Mídias Digitais, editor-chefe de jornal impresso, em Presidente Prudente.

saiba mais »

Planejamento colabora com rotina familiar

Neste ambiente, organização é a palavra chave para que o dia a dia fique leve e prazeroso

11 de Fevereiro de 2020
0 comentários

Sei que por aí não é diferente! A gente está sempre em busca de estabelecer uma rotina que seja saudável para toda família. Queremos que os filhos embarquem em seus projetos de vida, mas, ao mesmo tempo que isso não os sobrecarregue ou a todos os demais da família.

Foto: Arquivo Pessoal

Neste caminho, organização é a palavra chave para que a rotina fique leve e prazerosa. Para tanto, estabelecer um cronograma com base no tempo disponível, que possa ser efetivamente cumprido, evita os desgastes, estresses e, sobretudo situações que possam desmotivar a família a dar sequência nos projetos.

Esta tem sido a busca em casa, sobretudo com as atividades do João Guilherme e seus estudos no colégio convencional e no Kumon. Para tanto, organizamos um cronograma com horário diário das tarefas, de modo que não se acumulem ou deixem de ser feitas por conta dos compromissos pessoais da família. É na sua casa, como é a rotina com as tarefas?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Veja outras dicas da equipe do Kumon para uma rotina mais saudável aos estudos:

* Ao organizar o calendário, planeje com antecedência as disciplinas e tópicos que serão vistos em cada dia. Ajude a criança a revisar os conteúdos, começando pelos assuntos que ela mais domina, para depois focar em temas mais difíceis. Deixe -a resolver sozinha, isso é importante para que ela aprenda a encontrar as respostas. Sempre que der um passo a mais e sanar as dificuldades sozinha, reconheça seus méritos. Isso é importante para tornar o estudo uma atividade prazerosa e divertida.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
* Quando estiver montando o cronograma, é fundamental reservar e programar momentos de lazer. O cansaço prejudica o aprendizado, portanto, não sobrecarregue a criança. Proponha intervalos regulares entre os períodos de estudo e não deixe de oferecer momentos descontraídos, como brincadeiras e passeios. Adquirir novas experiências também gera aprendizado.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O comentário é de responsabilidade exclusiva de seu autor e não representa a opinião deste site. Após avaliação, ele será publicado. Seu email será preservado.

MAIS 0 COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para este artigo.

© 2016 Papai Educa. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido Prudente Empresas

Assine o blog

Inscreva-se e receba atualizações
do nosso conteudo no seu email.