Sesc Thermas de Prudente tem bloco carnavalesco, espetáculo e oficina de dança - Papai Educa

compartilhando a

paternidade ativa

Leandro Nigre

LEANDRO NIGRE

Pai do Joões, em seu plural consagrado, João Guilherme e João Rafael, esposo da Dayane, jornalista, palestrante, articulista sobre paternidade, especialista em Mídias Digitais, editor-chefe de jornal impresso, em Presidente Prudente.

saiba mais »

Sesc Thermas de Prudente tem bloco carnavalesco, espetáculo e oficina de dança

Além das atividades regulares, programação foliã especial e gratuita é ofertada entre 26 e 28 de fevereiro

22 de Fevereiro de 2017
0 comentários

É carnaval! A data mais festiva e colorida do ano chegou e o Sesc Thermas de Presidente Prudente vai entrar na folia com uma programação especial e totalmente gratuita. Entre os dias 26 e 28 de fevereiro, crianças e adultos se divertem com show musical, espetáculo carnavalesco e oficina de danças populares. 

No domingo (26), às 15h, o espetáculo Folias Brasileiras, com o grupo Folias e Folguedos, de São Paulo (SP), traz a tradicional brincadeira de rua com canto, dança e brinquedos para festejar e celebrar a vida. Em seguida, às 16h, o público tem a oportunidade de aprender a Cacuriá, uma dança popular brasileira de roda, típica do estado do Maranhão. Fechando a programação especial de carnaval, o Bloco, Banda ou Coisa Parecida faz duas apresentações musicais, na segunda e terça-feira (27 e 28), sempre a partir das 16h, remetendo aos blocos de rua e às festas populares do carnaval. Toda programação é gratuita e aberta à comunidade.

Domingo (26)
Às 15h, no espetáculo Folias Brasileiras, o grupo Folias e Folguedos faz uma verdadeira viagem ao imaginário popular com referências carnavalescas de várias regiões do Brasil, representando um fiel retrato cênico e musical dos elementos da riqueza desta festividade nacional.

Diversas são as variações da festa carnavalesca brasileira. Os vários carnavais do país são representados pelo batuque negro que envolveu a celebração de ritmo e dança, destacando-se o samba, presente em quase todos os estados, e o frevo, particular manifestação do estado de Pernambuco. Apesar do carnaval do Rio de Janeiro se apresentar com grandeza e como modelo de festividade, em outros estados procura-se manter as tradições seculares. 

Fundado em 1998 por Inimar dos Reis, o grupo Folias e Folguedos é integrante da Cooperativa Paulista de Teatro desde 1999. Com o objetivo de difundir a cultura popular brasileira, leva ao público espetáculos cênicos e musicais das manifestações da cultura tradicional, como festividades, folguedos, brincadeiras, músicas e danças brasileiras.

Ainda no domingo, às 16h, a professora Ivonete Aparecida Alves, de Prudente, ministra uma oficina de Cacuriá. Dança de roda surgida no Maranhão, a Cacuriá é uma mistura de marcha, valsa e samba. Tem cantos, músicas populares com violão, viola e flauta de pífano, além de letras simples e divertidas.

Segunda e terça (27 e 28)
Para os dias 27 e 28, segunda e terça de Carnaval, o Sesc traz uma apresentação musical que remete aos blocos de rua e às festas populares do Carnaval. O Bloco, Banda ou Coisa Parecida compõe um grupo de músicos e artistas que misturam frevo, cirandas, sambas e afoxés em canções autorais com temas curiosos. 

No repertório, estão “Quero que um raio caia na minha cabeça”, “Comigo Ninguém Pode” e “Vou Me Pintar de Ouro”, entre outras canções que homenageiam os compositores brasileiros. Os shows acontecem sempre a partir das 16h, na Área de Convivência, com entrada livre e gratuita.

SERVIÇO

Especial de Carnaval

Domingo (26 de fevereiro)
Folias Brasileiras

Com o grupo Folias e Folguedos, de São Paulo (SP).
Dia 26 de fevereiro, domingo, às 15h.
Na Área de Convivência do Sesc Thermas.
Grátis. Classificação indicativa: livre.

Cacuriá
Dia 26 de fevereiro, domingo, às 16h.
No Quiosque do Sesc Thermas.
Grátis. Classificação indicativa: livre.

Segunda e Terça (27 e 28 de fevereiro)
Bloco, Banda ou Coisa Parecida

Dias 26 e 27 de fevereiro, segunda e terça, às 16h.
Na Área de Convivência do Sesc Thermas.
Grátis. Classificação indicativa: livre.
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O comentário é de responsabilidade exclusiva de seu autor e não representa a opinião deste site. Após avaliação, ele será publicado. Seu email será preservado.

MAIS 0 COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para este artigo.

© 2016 Papai Educa. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido Prudente Empresas

Assine o blog

Inscreva-se e receba atualizações
do nosso conteudo no seu email.