TV Cultura estreia Momento Papo de Mãe em versão diária - Papai Educa

compartilhando a

paternidade ativa

Leandro Nigre

LEANDRO NIGRE

Pai do Joões, em seu plural consagrado, João Guilherme e João Rafael, esposo da Dayane, jornalista, palestrante, articulista sobre paternidade, especialista em Mídias Digitais, editor-chefe de jornal impresso, em Presidente Prudente.

saiba mais »

TV Cultura estreia Momento Papo de Mãe em versão diária

Programa de 15 minutos chega à emissora no dia 8 de maio, em três horários

03 de Maio de 2017
3 comentários

Na semana do Dia das Mães, a TV Cultura estreia o inédito Momento Papo de Mãe. Apresentada pelas jornalistas Mariana Kotscho e Roberta Manreza, a atração diária trará dicas para grávidas, mães, pais e responsáveis por crianças na primeira infância. Para esta temporada, estão previstos 170 episódios, com 15 minutos de duração cada.

Foto: Divulgação

O primeiro programa, que conta com a participação da cantora e blogueira Mariana Belém, vai ao ar na segunda-feira (8/5) em três horários alternativos: 8h, 11h45 e 17h45. 

Há oito anos, Mariana Kotscho e Roberta Manreza são nomes de referência quando o assunto é maternidade. Na segunda-feira, elas chegam à TV Cultura com o Momento Papo de Mãe, um novo formato do programa produzido por sete anos pela TV Brasil e que é exibido atualmente aos sábados pela TV Cultura. Mariana explica a principal diferença entre as duas atrações: “o Papo de Mãe é um programa semanal, de uma hora, para famílias com filhos de todas as idades. OMomento Papo de Mãe é mais pontual e dinâmico, diário, com 15 minutos de duração e muitas dicas para grávidas, mães e pais de crianças pequenas”.

Roberta reforça a importância da nova atração como o único programa diário da TV aberta que traz informações sobre a criação dos filhos: “o universo materno/paterno é recheado de dúvidas todos os dias, de novos desafios a cada fase do bebê e da criança. O Momento Papo de Mãe, a cada edição, terá muitas respostas para estas dúvidas, com exemplos de famílias reais e a orientação dos mais renomados especialistas do País”. Entre os profissionais que o programa irá receber estão pediatras, educadores, psicólogos, nutricionistas, ginecologistas e enfermeiros.

Além deles, Mariana e Roberta recebem mães, pais e cuidadores, acompanhados por seus bebês. Mariana destaca que a presença das crianças no estúdio traz o inusitado e a vida como ela é. Ela completa afirmando que os pequenos serão sempre prioridade na atração: “a gente conversa olhando para os filhos, para ver se não estão correndo nenhum perigo. A criança interrompe a conversa, chora, brinca, dá risada, quer ir ao banheiro, mamar, dormir. Estamos preparadas para qualquer imprevisto!”.

As jornalistas explicam as dúvidas e inseguranças comuns às grávidas ou pais de filhos pequenos. “É um novo universo que surge, principalmente para pais de primeira viagem. Desde as intercorrências na gravidez e os sinais do parto até os primeiros cuidados com o bebê e a amamentação”, comenta Roberta. De acordo com Mariana, para os pais, esse “é um desafio diário de aprendizado. Sempre há o que descobrir, o que testar, o que aprender: o desenvolvimento, a educação, os limites, a saúde...”.

Para Roberta, essa troca de experiências é fundamental em momentos de descoberta e insegurança dos pais. “Você sempre quer saber se em outras casas também acontece o que acontece na sua. A troca de experiências no programa pode acalmar as famílias, mostrar que há coisas que não são tão assustadoras, desmistificar um pouco a ideia de que a maternidade dos outros é sempre mais fácil”, explica.

Vale dizer ainda que o Momento Papo de Mãe não é um programa de respostas prontas e fechadas. “Nosso objetivo não é ditar regras, até porque o que funciona em uma casa nem sempre funciona na outra. Criar um filho é uma tentativa de acertos e erros”, diz Mariana Kotscho. 

A apresentadora também comenta a presença de mães famosas no programa, como o caso de Mariana Belém, que participa da edição de estreia: “o legal de trazer uma mãe famosa é mostrar que ela é uma pessoa comum, uma mãe como as outras, com as mesmas dúvidas e dilemas. Mostra que a maternidade, embora maravilhosa, não é fácil para ninguém”.

Cantora e blogueira, Mariana é filha de Fafá de Belém e mãe de duas meninas. No programa, ela conta quais foram as diferenças entre suas gestações: seu primeiro parto foi uma cesariana e o segundo normal. Além disso, ela também revela que começou a escrever sobre maternidade após sofrer um aborto espontâneo. Para falar sobre o quão seguro é ter um filho de parto normal após uma cesárea, o programa recebe a médica obstetra Carolina Ambrogini.

Interatividade

Um novidade do Momento Papo de Mãe é a interatividade com o público. Em todos os programas, perguntas e comentários dos telespectadores serão respondidos pelos especialistas. Mães, pais e responsáveis podem enviar suas dúvidas em vídeo para o e-mail momento@papodemae.com.br.

Serviço

Momento Papo de Mãe – TV Cultura

Estreia: Segunda-feira (8/5), às 8h

Exibição: Segunda a sexta-feira, às 8h, 11h45 e 17h45

Episódios: 170

Duração: 15 minutos

Com informações da TV Cultura

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O comentário é de responsabilidade exclusiva de seu autor e não representa a opinião deste site. Após avaliação, ele será publicado. Seu email será preservado.

MAIS 3 COMENTÁRIOS

Rosemery Rodrigues souza moreira

05 de Junho de 2017

Boa noite falo do bairro Araçatiba -Viana -es .tenho uma filha de 11 anos e ela não consegue pronunciar as palavras que tem ple-pre-tra.etc. gostaria de saber se ela tem algum problema na língua e se devo caminhar ela ao dono?

Leandro Nigre

Compartilhando a paternidade ativa

Olá Rosemery, Acredito que é importante você consultar um profissional da fonoaudiologia para uma avaliação. Em alguns casos, há correção. Quanto antes, melhor!

Alline Fienga

19 de Maio de 2017

O programa de hoje falou sobre depressão pós parto, gostaria de saber se a depressão pode iniciar na gestação?

Leandro Nigre

Compartilhando a paternidade ativa

Oi Alline, Obrigado por comentar. Sim, a depressão pode ocorrer durante a a gestação e não deve ser ignorada. Caso identifique quaisquer sintomas, busque auxílio com seu obstetra.

Raquel gomes

11 de Maio de 2017

Bom dia Gostaria de saber porque meu filho de 1 ano e 9 meses, antes falava algumas palavras e quando minha bebê de 4 meses nasceu ele nao esta mais falando. Estou forçando bastante a fala dele, uma vez por outra é que fala algo.

© 2016 Papai Educa. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido Prudente Empresas

Assine o blog

Inscreva-se e receba atualizações
do nosso conteudo no seu email.