Leitura em voz alta fortalece o aprendizado das crianças - Papai Educa

compartilhando a

paternidade ativa

Leandro Nigre

LEANDRO NIGRE

Pai do João Guilherme, do João Rafael e da Maria Vitória, esposo da Dayane, jornalista, palestrante, articulista sobre paternidade e jornalismo, especialista em Mídias Digitais.

saiba mais »

MIDIA KIT

2025

baixar midia kit »

Leitura em voz alta fortalece o aprendizado das crianças

Prática desenvolve atenção, memória e raciocínio lógico, além de ampliar o vocabulário e a compreensão de textos

24 de Novembro de 2025
0 comentários

A infância é uma fase decisiva para despertar o gosto pelos livros, e a leitura em voz alta, feita por pais, responsáveis ou educadores, pode ser uma poderosa aliada nesse processo. Mais do que um momento de afeto e conexão, esse hábito contribui para o desenvolvimento da linguagem, melhora a pronúncia, estimula a memória e fortalece a compreensão de texto desde cedo.

Foto: Divulgação

De acordo com Ricardo Paschoalato, especialista em educação na rede Kumon e pós-graduado em Psicopedagogia e Tecnologias na Aprendizagem, ler em voz alta é um exercício completo para o cérebro infantil. “Quando a criança lê em voz alta, ela precisa decodificar as palavras, entender o significado e expressar o conteúdo de forma compreensível, tudo ao mesmo tempo. Isso exige atenção, concentração e raciocínio lógico, habilidades essenciais para o aprendizado”, explica.

A presença dos pais nesse momento potencializa ainda mais os resultados. “A leitura em voz alta feita pelos pais contribui para o processo de alfabetização e mostra à criança que ler pode ser prazeroso. O aprendizado acontece de forma leve e envolvente, e a atenção recebida reforça o interesse e o vínculo familiar”, destaca o especialista.

Ricardo também reforça a importância da constância e da interação durante a atividade. “Escolham juntos a história, façam vozes diferentes, conversem sobre o que acontece. Essa troca vai muito além das palavras: ela estimula o cérebro, fortalece vínculos e cria referências para um futuro leitor confiante”.

Além de favorecer o desenvolvimento linguístico, o hábito de ler em voz alta colabora para a autoconfiança e expressão oral das crianças. “Crianças que praticam a leitura em voz alta tendem a se comunicar melhor e a se posicionar com mais segurança na sala de aula”, conclui o educador.

O incentivo à leitura em voz alta é fundamental no método Kumon, sendo estimulado desde os primeiros anos, antes mesmo da alfabetização. Ao compartilhar diferentes tipos de textos e histórias, a criança amplia o vocabulário, desenvolve a compreensão e a criatividade, e aprende a perceber a leitura como uma atividade prazerosa, fortalecendo tanto o aprendizado quanto o vínculo com os pais.

A rotina com o método incentiva a leitura tanto por meio do material didático, como de livros selecionados que fazem parte da Bibliografia Recomendada Kumon, disponível em todas as unidades, além do momento de leitura durante o tempo de estudo na própria unidade. O Kumon de Português favorece o gosto pela leitura e o desenvolvimento de habilidades essenciais, como interpretação de textos, proporcionando um aprendizado com mais disciplina e organização. De forma objetiva, o estudo privilegia o aluno de modo que ele consiga se organizar e ter uma rotina clara e leve para realizar suas atividades.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O comentário é de responsabilidade exclusiva de seu autor e não representa a opinião deste site. Após avaliação, ele será publicado. Seu email será preservado.

MAIS 0 COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para este artigo.

© 2016 Papai Educa. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido Prudente Empresas

Assine o blog

Inscreva-se e receba atualizações
do nosso conteudo no seu email.