Sinusite não tratada pode levar a complicações mais sérias - Papai Educa

compartilhando a

paternidade ativa

Leandro Nigre

LEANDRO NIGRE

Pai do Joões, em seu plural consagrado, João Guilherme e João Rafael, esposo da Dayane, jornalista, palestrante, articulista sobre paternidade, especialista em Mídias Digitais, editor-chefe de jornal impresso, em Presidente Prudente.

saiba mais »

MIDIA KIT

2021

baixar midia kit »

Sinusite não tratada pode levar a complicações mais sérias

Além de falar dos sintomas e possíveis tratamentos, especialista dá dicas para prevenir a doença de incidência no inverno e que pode acometer crianças e adultos

19 de Maio de 2017
12 comentários

Dor ou pressão na face, rinorreia (drenagem de secreção pelas narinas) amarela ou esverdeada, halitose (cheiro forte pelas narinas). Pode ou não haver congestão nasal (sensação de inchaço interno no nariz e face), assim como gotejamento posterior (quando a secreção drena do fundo do nariz para a garganta). Os sintomas citados são característicos da sinusite, que tem tratamento específico e merece atenção.

Foto: Divulgação

"Sinus” quer dizer “seio da face” e “ite” infecção. Os seios da face são cavidades, buracos ou cavernas dentro dos ossos do rosto preenchidos de ar e revestidos por uma camada fina de mucosa, como se fosse um carpete. Eles existem para dar leveza aos ossos da face. 

“Os seios da face são os maxilares, etmoidais, esfenoidais, frontal. Em geral, o adulto possui todos estes seios formados e presentes. Já na criança é distinto, pois estes só irão aparecer em diferentes idades de vida”, conta Jeanne Oiticica, médica otorrinolaringologista, otoneurologista e chefe do Grupo de Pesquisa em Zumbido do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. A especialista explica que, em geral, ao nascer, o seio maxilar e o etmóide já existem, mesmo que rudimentares. Eles crescem e se desenvolvem paralelamente ao desenvolvimento da criança. O seio esfenoidal aparece na primeira infância. Já o seio frontal surge por volta dos 20 anos de idade, mas pode estar ausente ou não se formar em alguns casos.

A sinusite pode ocorrer tanto em crianças quanto em adultos, mas é mais prevalente em adultos que já possuem todos os seios da face prontos e formados, do que em crianças que nascem com estruturas rudimentares que só vão desenvolver por completo em concomitância com o crescimento da face. “É difícil a criança se queixar de dor até porque a capacidade que tem de se expressar é mais limitada, em geral percebe-se a rinorréia amarela ou esverdeada e o mal cheiro, podendo ou não estarem acompanhados de obstrução nasal (neste caso percebida pelo fato da criança ficar de boca aberta, já que não consegue respirar normalmente pelo nariz)”, detalha a médica.

O tratamento é feito com antibióticos, antiinflamatórios, corticóides, descongestionantes por via oral, além de lavagem nasal com soro fisiológico 0,9%, descongestionante nasal tópico e sprays nasais. Em casos crônicos, persistentes ou recidivantes, a cirurgia pode ser indicada para drenagem das secreções, abertura, correção de bloqueios e ampliar a ventilação dos seios da face.

Prevenção

Sinusite criança
A sinusite, em geral, ocorre de forma secundária, ou seja, é decorrente de outras doenças associadas como rinite, gripes, resfriados, alergias. A prevenção ocorre tratando-se e controlando a rinite, as gripes, os resfriados e os quadros alérgicos. Isso inclui lavagem nasal diária com soro fisiológico 0,9%, sprays nasais tópicos, vacinas, imunomoduladores (medicamentos que melhoram a imunidade), imunoterapia, antialérgicos, entre outros.

“A sinusite não tratada pode levar a complicações mais sérias. A infecção pode migrar para estruturas nobres vizinhas como olhos, cérebro, meninges, por exemplo. Celulite palpebral (edema e obstrução das veias das pálpebras), abcessos (pus que se acumula entre o globo ocular e o osso da órbita), tromboflebite e trombose (inflamação e obstrução de veias importantes do crânio), também podem ocorrer. Sepse e até morte são mais raros, mas devem ser citados”, disse a especialista.

Nas estações do outono e inverno os cuidados devem ser redobrados, já que estamos todos expostos a baixas tempraturas. A otorrinolaringologista explica que o frio reduz o batimento mucociliar (sistema responsável pela limpeza das impurezas do nariz), como se o filtro nasal ficasse lentificado, o que facilita a aquisição de agentes infecciosos mais facilmente no ambiente. “O frio também reduz a liberação de imunoglobulinas, que são proteínas de defesa, anticorpos. Além disso, no frio ficamos todos aglomerados, o que favorece o contágio e a disseminação de doenças”, alerta Jeanne.

 

Você sabia que a sinusite pode desencadear outras enfermidades? Leia mais:

Conjuntivite alérgica demanda tratamento prolongado

Celulite orbitária em crianças é emergência médica

Quando a febre é preocupante?

(Com Assessoria de Imprensa)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O comentário é de responsabilidade exclusiva de seu autor e não representa a opinião deste site. Após avaliação, ele será publicado. Seu email será preservado.

MAIS 12 COMENTÁRIOS

claiton

04 de Dezembro de 2018

operei de sinusite e desvio septo ha 4 anos. Minha respiraçao melhorou totalmente , porém., surgiu um muco na garganta , imagine um chiclete agarrado na sua garganta 24 horas por dia na qual voce tenta engolir aquele chiclete centenas de vezes ao dia mas ele nunca sai com piora ao deitar. nunca mais pude dormir em decubito dorsal, so de lado ou ventral, se tentar em cinco minutos estou engasgado.Meu estomago fica cheio de ar de tanto tentar engolir o chiclete. Não consigo cospir o chiclete e;le nao sai pra fora. Meu medio so me passa cortisona[ sou intolerante]. O que acha que aconteceu na cirurgia?? a sensaçao é que o muco que deveria ser retido nos seios passam direto pra garganta. . Pode ter uma ideai do que acontece??? obrigado

Maristela

29 de Setembro de 2018

No mês de maio eu peguei uma gripe muito forte e depois eu tinha dores de cabeça frequentemente e uma suspensão na cabeça Fui num neorologista e eu pedi para fazer tomografia da cabeça O resultado apontou uma sinusite.o Médico não deu tratamento porque disse que eu já havia tomado antibióticos no período da gripe e provavelmente estaria melhor Mas hoje sinto meus ouvidos entupidos , parece que ouço bem distante , uma pressão na cabeça parece quando vc bate numa melancia

Willian Basílio

08 de Setembro de 2018

O médico que trata a minha mãe disse a sinusite transformou em osteoporose...pode isso?

Alice Martins

05 de Julho de 2018

Olá, tudo bem? Acho muito importante você trazer este assunto para o blog, pois a sinusite ataca muitos brasileiros e saber formas para evitá-la é fundamental, principalmente quando se tem crianças. Eu tenho sinusite e sei bem como é viver com este incômodo. Adorei o post, muito bom! beijos!

Leandro Nigre

Compartilhando a paternidade ativa

Oi Alice. É isso aí, com informação é tudo mais compreensível. Seja sempre bem-vinda!

andy

05 de Julho de 2018

O conteúdo da postagem foi muito bem feito, não sabia muito coisa sobre sinusite e achei bem informativo.

Leandro Nigre

Compartilhando a paternidade ativa

Obrigado!

Gilvana

04 de Julho de 2018

Olá, adorei o post, aliás, adorei o blog, tenho um filho e adorei o conteúdo, já vi que tem várias dicas, vou acompanhar as postagens. Parabéns!

Leandro Nigre

Compartilhando a paternidade ativa

Seja bem-vinda, Gilvana!

Bruna Curi

04 de Julho de 2018

Oi Leandro, tudo bem com você? Achei muito esclarecedor esse post, a linguagem é clara e objetiva. E como você mesmo disse, é importante tratar da sinusite para evitar algo pior. Sucesso com o blog! http://escritorawhovian.blogspot.com/

Leandro Nigre

Compartilhando a paternidade ativa

Obrigado, Bruna!

Thiago Guimarães

04 de Julho de 2018

Muito informativo e interessante seu blog

Amanda

04 de Julho de 2018

Conheço diversas pessoas cheias de ites e realmente são muito incomodas, penso que para uma criança a sensação é ainda pior. Assim como qualquer doença, esta deve ser tratada com seriedade. Muitas vezes vejo as pessoas simplesmente deixando o tempo passar pra ver se melhora, sendo que podem haver complicações. Muito explicativo o seu post. bjs, Amanda www.amandasoldi.com

Leandro Nigre

Compartilhando a paternidade ativa

Obrigado, Amanda! Prevenção e identificação precoce são sempre positivas...

Luis Eduardo

04 de Julho de 2018

Excelente conteúdo e muito bem escrito, meu irmão mais novo tinha sinusite infelizmente na epoca a internet não era tão popular pra gnt ficar antenado sobre as formas de prevenção

Julia Gomes

04 de Julho de 2018

Olá! Já sofri muito com sinusite, não sei se por coincidência,mas melhorou muito depois que comecei a tomar a vacina da gripe.

Leandro Nigre

Compartilhando a paternidade ativa

Interessante!

Jaimeir Wisnet

04 de Julho de 2018

Leandro, Muito bom seu conteúdo! Esclarecedor.

Leandro Nigre

Compartilhando a paternidade ativa

Obrigado, Jaimer.

© 2016 Papai Educa. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido Prudente Empresas

Assine o blog

Inscreva-se e receba atualizações
do nosso conteudo no seu email.