Como usar os brinquedos no desenvolvimento cognitivo e motor? - Papai Educa

compartilhando a

paternidade ativa

Leandro Nigre

LEANDRO NIGRE

Pai do Joões, em seu plural consagrado, João Guilherme e João Rafael, esposo da Dayane, jornalista, palestrante, articulista sobre paternidade, especialista em Mídias Digitais, editor-chefe de jornal impresso, em Presidente Prudente.

saiba mais »

Como usar os brinquedos no desenvolvimento cognitivo e motor?

Brincar auxilia na aquisição, aprimoramento e manutenção das habilidades para pessoas de todas as idades

15 de Maio de 2018
6 comentários

Quando iniciamos a vida adulta muitas pessoas nos falam “nunca deixe morrer a criança que existe dentro de você” e essa frase deve ser levada ao pé da letra, com direito a muitas brincadeiras que costumávamos fazer na infância. A psicóloga Ana Paula Machado explica que, conforme vamos crescendo, o nosso corpo e a nossa mente adquirem novas habilidades e o brincar auxilia na aquisição dessas habilidades, tanto quanto seu aprimoramento e manutenção não apenas cognitivo, mas social e afetivo. “A brincadeira não tem idade, apenas se transforma e se adapta ao desenvolvimento humano”, completa.

Fotos: Calesita Brinquedos

Muitos brinquedos à venda no comércio voltados para o público infantil também podem ser usados por adultos e idosos para estimular habilidades necessárias para cada faixa etária. “No caso das crianças, os brinquedos estimulam o desenvolvimento motor, tátil e sensorial auxiliando, principalmente nos anos iniciais, o contato com cores, formas, texturas e tamanhos. Já para os adultos, a contribuição é voltada ao lado cognitivo. Jogos imaginativos, de estratégias e de lógica estimulam os adultos a aprimorarem a resoluções de problemas de forma ágil e prática, já que sua faixa de desenvolvimento comporta certa complexidade para tal. No caso de idosos, brinquedos voltados ao exercício da memória, de sequências lógicas sem maiores complexidades como cartas, xadrez, quebra-cabeças, instigam a manutenção de áreas cognitivas que ao longo do desenvolvimento humano podem ficar adormecidas”, comenta Ana Paula.

A diretora de Marketing da fabricante de brinquedos Calesita, Nadia Vacinaletti, explica que o processo de desenvolvimento de um produto leva em conta diversos fatores que vão muito além da parte estética. “O brinquedo deve ser pensado para crianças de zero a 100 anos. Além de auxiliar no desenvolvimento humano, a brincadeira tem o poder de aproximar as pessoas criando memórias e laços afetivos que serão levados para a vida toda e o brinquedo é o meio para isso. As relações interpessoais não têm idade”, enfatiza.

Por aqui

cozinha calesitaVocê aceita um sanduíche natural, hot dog, burger ou batata frita? Ah, temos molhos para acompanhar. No cardápio, sorvete artesanal, sucos, bebidas quentes: cafés, chocolate, capuchinhos e chás. Fazemos ainda frango assado e bolos sob encomenda. Quer aproveitar? A lanchonete completa da Calesita já roubou a cena aqui em casa e os meninos mergulharam em uma deliciosa brincadeira. O brinquedo é super equipado, com chapa, geladeira, forno, máquina de bebidas, utensílios e alimentos!


João Rafael tem imitado João Guilherme, que ao planejar a produção da lanchonete, viaja na imaginação e criatividade. O bom disso é a adaptação social e interação gerada a partir destas simples expressões de conhecimento e estratégias de trabalho! Vamos melhorar a comunicação e a aprendizagem dentro dos nossos lares brincando? Não se esqueça que tão bom quanto presente é estar presente! Por aí, do que gostam de brincar?

Confira algumas opções de brinquedos que promovem a integração de toda a família e ainda ajudam a estimular o desenvolvimento de crianças, adultos e idosos:

Duo baby Puzzle
do baby brinquedo

A base é um grande quebra-cabeça com cores fortes e peças didáticas para encaixar combinando formas como estrela, triângulo, círculo e quadrado e figuras de animais. As peças também são empilháveis para montar e desmontar.

Riva Block

riva block brinquedo

Blocos coloridos para criar, montar e desmontar. Estimula a criatividade, a imaginação e desenvolve a coordenação motora.

Puzzle Mania Letras

puzzle mania brinquedo
Um quebra-cabeça com grandes peças de letras que estimulam o aprendizado, a coordenação motora fina, a integração visoespacial e a resolução de problemas.

Activity House

brinquedo activy house
A Activity House promove diversos estímulos, como concentração, lógica e coordenação motora. Ela possui espaços por toda a estrutura para o encaixe de peças e um tobogã em volta da casa por onde passam bolinhas que devem ser colocadas na chaminé e impulsionadas através da força com a utilização de um martelinho. Além disso, a casa tem uma porta com chave, onde as peças ficam depositadas para você recomeçar a brincadeira. (Com Assessoria de Imprensa)

Leia mais:

Brinquedos inspiram as profissões dos pais

Terapeuta explica como a brincadeira pode driblar jogos online

Papai Educa endossa time de colunistas da Calesita Brinquedos


 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O comentário é de responsabilidade exclusiva de seu autor e não representa a opinião deste site. Após avaliação, ele será publicado. Seu email será preservado.

MAIS 6 COMENTÁRIOS

Tatiane

18 de Maio de 2018

Tem coisa melhor que brincar , ser o que quiser, imaginar e criar? Os brinquedos e brincadeiras proporcionam isso tudo.

Talita Rodrigues Nunes

17 de Maio de 2018

Adultos também brincam sim! Meu marido brinca muito de bola com o filhote. Eu adoro montar quebra-cabeças e o pequeno me acompanha.

Michele

17 de Maio de 2018

Adoro esses brinquedos que participamos juntos da brincadeira com as crianças, podendo criar e estreitar ainda mais os laços. Calesita nesse sentido arrasa, sou fã da marca Michele Gobbato

Paulo

17 de Maio de 2018

Ótima matéria!! Em casa estimulamos muito a Maria com estes tipos de brinquedos ... Parabéns!!! @PaiDaMariaOficial

Leandro 4daddy

17 de Maio de 2018

Mto bacana essa matéria, vou compartilhar!!!!

Adriano Bisker

16 de Maio de 2018

Não conhecia este brinquedo e achei sensacional! Vou atrás, pois é isso que quero para as minhas filhas! Valei pela super dica!

© 2016 Papai Educa. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido Prudente Empresas

Assine o blog

Inscreva-se e receba atualizações
do nosso conteudo no seu email.